Palestras
1. 3. Psicologia Positiva: um novo olhar acerca dos aspectos psicossociais inerentes ao contexto do trabalho
A atuação profissional do psicólogo no contexto organizacional atual exibe uma grande complexidade e demanda a compreensão de fenômenos diversos que ocorrem nesse ambiente. Essa condição, fez surgir diferentes abordagens em que se basearam estudos, pesquisas e intervenções em Psicologia Organizacional e do Trabalho, ao longo do tempo. Também em conta a saúde o bem-estar dos trabalhadores, a Psicologia Positiva surgiu como uma alternativa onde o foco de atenção recai sobre a promoção de saúde e os aspectos virtuosos e positivos, as forças que todos os seres humanos possuem. Assim, “o objetivo da psicologia positiva é promover um ajuste no foco da psicologia para que aspectos saudáveis também recebam atenção” (PACICO; BASTIANELLO, 2014, p. 13). Nesse trabalho pretende-se mostrar a Psicologia Positiva como um movimento que vem provocando o desenvolvimento de importantes estudos sobre aspectos psicossociais positivos inerentes ao trabalho, bem como apresentar conceitualmente e instrumentalmente alguns deles, tais como bem-estar no trabalho, satisfação no trabalho, resiliência e autoeficácia
Palestrante: Profº Mes. Josiane Costa Cintra
Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo (2015), Especialista em Metodologias e Gestão em EaD pela Anhanguera/Uniderp (2013), Gestão Estratégica de Recursos Humanos pelo INPG (1996), Psicologia Hospitalar pelo Instituto Sedes Sapientiae (1986). Graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Santos (Bacharelado-1985 e Licenciatura -1984), Extensão em Avaliação do Aprendizado Discente e em Docência no Ensino Superior (2004) . Atuação profissional em Psicologia Organizacional e do Trabalho, Educação e Gestão de Pessoas.
2. Psicologia Organizacional e do Trabalho: abrangência e desafios na atualidade
Nesta palestra serão discutidas as interfaces pertinentes à área, diferentes perspectivas, espaços e fazeres, demandas atuais que têm desafiado os profissionais dentro e fora das organizações. Enquanto área de aplicação dedicada às relações de trabalho e ao bem-estar do trabalhador, a POT alcança contextos diversos onde a relação homem-trabalho demande intervenções da competência técnica e política do psicólogo. Não contempla apenas práticas voltadas ao comportamento e processos organizacionais e no âmbito da gestão de pessoas nas organizações, mas também são retratos dessa realidade ações comunitárias para enfrentamento do desemprego, busca de alternativas para geração de renda, inserção e recolocação profissional de jovens e adultos, por exemplo. E crescem em importância parcerias com sindicatos para investigação, denúncia e intervenção em combate a problemas relativos à saúde do trabalhador; ou junto a agências governamentais e não governamentais, visando garantir direitos e proteção legal, como mapeamento e intervenções contra trabalho escravo e exploração infantil, dentre outras. Assim se busca consolidar o compromisso social da área e ampliar impactos sociais dos serviços prestados, cujas contribuições em nível técnico e estratégico, dentro e fora das organizações, em favor da qualidade de vida de pessoas, grupos e comunidades, pautam-se em necessidades sociais, direitos humanos e compreensão crítica dos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do país.
Palestrante: Profª Drª Fernanda Aguillera
Doutora em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (2013), com estágio doutoral na Universidade de Lisboa (2012) e tese na área temática Orientação Profissional e Educação para a Carreira. Psicóloga pela Universidade Federal de São Carlos (1999) e Mestre em Educação Especial pela mesma universidade (2002). Tem experiência profissional e de ensino, pesquisa e extensão nas áreas Psicologia Organizacional e do Trabalho e Orientação Profissional, predominantemente, tendo atuado como docente em instituições de ensino superior nos estados de São Paulo e Sergipe. Dentre diversas atividades, desenvolveu projetos no contexto da Aprendizagem Profissional e voltados à inserção profissional de jovens de baixa renda e de adultos em situação de desemprego, bem como outros dedicados à Saúde do Trabalhador em diversos contextos, especialmente nas áreas da saúde e educação. É membro da Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho e da Associação Brasileira de Orientação Profissional, compondo o GT 'Carreiras: informação, orientação e aconselhamento' da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP.
Minicursos
1. Roda de Conversa sobre Saúde Mental e Trabalho
Discussão sobre as condições de trabalho e suas repercussões à saúde mental dos trabalhadores
Palestrante: Drª Andreia de Conto Garbin
Possui graduação em Psicologia e Direito, mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2009). Doutora pela Faculdade de Saúde Pública da USP (2016). Tem experiência na área de Psicologia Social, com ênfase em Saúde do Trabalhador, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia do trabalho, saúde mental e trabalho, grupos terapêuticos e saúde pública. Ministra disciplinas na graduação do curso de Psicologia e supervisiona estágios na área da psicologia social vinculados às disciplinas de Psicologia do Trabalho, Saúde Pública, Teorias e Técnicas Grupais e Diagnóstico Institucional. Desenvolve atividades institucionais relacionadas à gestão de serviços de saúde pública e às estratégias de educação permanente.
2. Psicologia Social do Trabalho: Princípios, objetivos e elementos históricos
A apresentação abordará as principais feições da psicologia social do trabalho, tal qual desenvolvido por pesquisadores do Brasil. Também será apresentada sua história (a Saúde do Trabalhador e a Economia Solidária), como campos de pesquisa e de intervenção, que aportaram elementos importantes relativos ao método de trabalho e de investigação.
Palestrante: Drª Leny Sato
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1982), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia e professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fatores Humanos no Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde do trabalhador, psicologia social do trabalho, psicologia social, trabalho e psicologia do trabalho.
3. Orientação Profissional e de Carreira: Trabalho e Formação
Reflexão sobre a formação profissional e o mercado de trabalho da área de Orientação Profissional e de carreira. Em um mundo complexo e mutante cresce a demanda, via Orientação Profissional e de Carreira, para o estabelecimento de estratégias para a tomada de decisão relacionada à profissão, à carreira e à inserção no mercado de trabalho. O que exige, necessariamente, capacitação de profissionais para atuar frente a este desafio. Tradicionalmente desenvolvida com jovens, este campo vem se ampliando no sentido de atender outros públicos e objetivos. Tem crescido, por exemplo, a demanda para o desenvolvimento de projetos ligados a reorientação, promoção de empregabilidade, planejamento de carreira e da aposentadoria. Está presente em diversos contextos, como clínico, escolar, organizacional, universitário e das políticas públicas.
Profº Me. Edgar Pereira Junior
Psicólogo graduado pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Idealizador e Gestor da ORIENTA Escolha Profissional & Desenvolvimento de Carreira. Professor da UNIMEP, onde ministra disciplinas / supervisiona estágio na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho e integra o Conselho do Curso de Psicologia, o Conselho da Faculdade de Ciências Humanas e o Grupo de Pesquisa CNPq Psicologia e Desenvolvimento Humano. Professor Lato Sensu da Uniararas, onde ministra disciplina de Treinamento e Desenvolvimento de Carreiras e integra o Grupo de Pesquisa CNPq Psicologia Organizacional e do Trabalho. Membro da Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP). Atua principalmente nos seguintes temas: Orientação Profissional, Gestão de Carreira, Educação e Trabalho, Gestão de Pessoas e Saúde do Trabalhador.
4. Possibilidades de intervenção do psicólogo nas políticas públicas de emprego, trabalho e renda
Apresentação e discussão de como a psicologia no campo do trabalho e das organizações poderia contribuir no processo de aproximação mais efetiva com os agentes políticos e sociais e contribuir nos diversos níveis de intervenção sociolaboral, buscando uma integração entre as dimensões psicossociais e as dimensões macrossociais, macroeconômicas e macropolíticas, auxiliando na intermediação entre Estado e grupos/pessoas através do espaço privilegiado das políticas públicas (através de uma micropolítica marcada pela interdisciplinaridade).
Palestrante: Profº Drº Marcelo Afonso Ribeiro
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1992), Licenciatura em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1993), Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1998), Doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2004) e Livre Docência em Psicologia do Trabalho e das Organizações pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professor e pesquisador em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, onde é Coordenador do Centro de Psicologia Aplicada ao Trabalho (CPAT). Professor visitante na Universidad Del Valle (Colômbia), Université de Savoie (França) e no CNAM (Conservatoire des Arts et Métiers - França). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações e Orientação Profissional e de Carreira, atuando principalmente nos seguintes temas: carreira, mundo do trabalho, desemprego, exclusão do trabalho, trabalho decente, carreira de populações vulneráveis no mundo do trabalho, trajetórias de vida de trabalho, identidade de trabalho, orientação profissional e de carreira, educação e informação profissional.